Moda

Modismo, tendências, moda ou estilo. Qual a diferença?

Roupas, sapatos, acessórios encantam e colorem nossas redes sociais. Em meio a tanto conteúdo disponível, palavras como modismo, tendências, moda e estilo começam a fazer parte do vocabulário feminino. Mas você sabe a diferença?

Em uma ordem lógica e de fácil compreensão vamos ao primeiro conceito.

Modismo são peças ou acessórios que são aderidos facilmente pelo gosto popular, não necessariamente será uma tendência e futuramente moda, pois seu surgimento é rápido e temporário. Por exemplo, uma peça ou objeto utilizado em novelas, séries ou filmes por protagonistas.

As tendências surgem a partir de pesquisas, análise de comportamento das pessoas de uma determinada cultura ou região, podendo ou não virar moda. Sendo assim, algumas tendências podem virar modismo se as pessoas usarem apenas temporariamente. Resumindo, as tendências são a “fase de teste” para saber se as roupas e acessórios utilizados vão ou não perdurar ao longo dos anos.

Diferente dos dois primeiros conceitos, a moda caracteriza uma época e pode ser atemporal como por exemplo a saia godê, que surgiu na década de 50 e até hoje faz parte do guarda-roupa feminino. A moda não está restrita a roupas, mas a tudo que caracterize uma época social. Quem não se lembra da moda dos anos 60 a 80 e suas características?

E estilo? Esse não se compra porque nasce com você. Ele evidencia suas características, seu jeito de ser e até o seu estado de espírito representado pelas peças que costuma usar. Claro que seu estilo poderá receber a influência das tendências e moda, porém só irá compor o seu estilo o que fizer referência à sua personalidade, seus gostos e jeito de ser.

Com estes conceitos bem definidos, será mais fácil identificar o mundo dinâmico da moda à sua volta.

Até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *