Étiquette

Eu preciso mesmo ser elegante?

 

Eu preciso mesmo ser elegante?

A paz do Senhor damas,

Compartilhando sobre moda, etiqueta e comportamento especificamente para as mulheres cristãs, são frequentes as indagações: o que é ser elegante? É mesmo possível ser elegante? Faz-se necessário uma mulher cristã saber se portar e conhecer sobre moda e regras de etiqueta? Tem utilidade?

A verdadeira elegância não foi constituída pelo mundo para nós, mas Jesus Cristo, como sendo o maior exemplo de elegância nos deixou dicas preciosas de etiqueta e moda em Sua palavra.

Poderia elencar muitos versículos, mas os que considero principais são: Mateus 7:12 “Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles ”. Filipenses 2:3 “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo ”. E 1 Coríntios 6:12 “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma ”.

Não é fácil exercer a elegância. É preciso renúncia, mudança de atitude e transformação para consigo mesmo, para com o próximo e acima de tudo para com o Senhor. O mundo pode até tentar exercer a elegância se valendo de artifícios externos, como roupas “padronizadas” em tendências e aprendizado das regras comportamentais. Porém a elegância pautada na bíblia nos diz que não é priorizando o exterior que seremos elegantes, mas “Seja, porém, o interior do coração, unido ao incorruptível traje de um espírito manso e tranquilo, que é precioso diante de Deus ”. (1 Pedro 3:4). Acrescentaria também Gálatas 5:22, pois a mulher verdadeiramente elegante possui os frutos do espírito e anda segundo Ele.

Sim, devemos cuidar do nosso exterior, de nossa aparência, higiene e saúde, afinal corpo, alma e espírito são do Senhor (1 Coríntios 6:20).

O que diz a bíblia então sobre a moda? “Tudo me é licito, mas nem tudo convém”. Olhe para você neste momento. Como tem se vestido? Tem glorificado ao Senhor por meio do seu traje? A santidade do crente consiste não apenas em ser separado do mundo, mas principalmente em ser diferente do mundo. Neste sentido, o vestuário do crente faz parte de seu testemunho, pois representa uma vida transformada. Nem todo traje que se classifica como evangélico é adequado a uma mulher cristã. A sensualidade não deve fazer parte do caráter cristão, muito menos de seu guarda-roupa.

E quanto à etiqueta? Boas maneiras não é “frescura”, etiqueta é educação. Não é só questão de “com que garfo se come o peixe” ou “qual a ordem das taças”. Ela demonstra o bom-tom na vida em sociedade. Cada lugar, cada situação exige de nós uma postura. O princípio da etiqueta é respeito ao próximo, ou seja, se quer ser respeitado, respeite também. Quando você acha que é uma “frescura” apresentar um bom comportamento, na verdade você está desconsiderando as pessoas ao seu redor. A educação é um comportamento que deve ser praticado não só pelas mulheres, mas por todo cristão independente do sexo, idade, condição social e econômica.

Algumas regras básicas de etiqueta:

  • Quem chega ao local deve cumprimentar os demais.Sorrir e ser amável é essencial em qualquer cumprimento.
  • A prática de beijar a mão de uma mulher é raramente usada e, quando for, deve ser apenas com anciãs em sinal de respeito.
  • Quantos negócios não foram fechados durante as refeições? Saber se portar a mesa, mais do que um sinal de educação, demonstra profissionalismo e segurança. Apesar de existirem diferentes estilos de etiqueta à mesa, existem regras gerais que podem ajudar.
  • Quantas vezes já ouvimos as pessoas dizendo: “Se o evento está marcado para às 20h, eu chegarei às 21h”. Não ser pontual é um sinal de desrespeito. Imprevistos podem acontecer. Nestes casos avisar ou justificar-se é sempre um sinal de respeito e consideração com seu líder ou anfitrião.
  • Boa parte das nossas interações sociais hoje ocorrem no ambiente virtual. Apesar da internet ser um local livre, onde há o predomínio de certa informalidade, isso não quer dizer que o bom senso, não seja fundamental para um bom convívio online. Edifique!
  • Muitas pessoas enganam-se em pensar que determinados comportamentos sociais e regras de etiqueta são uma forma de moldá-las a um modo rígido de se portar. Essas regras são flexíveis e adaptáveis aos mais diversos tipos de situação. A bíblia é nosso fundamento.Você tem um comportamento ideal a um cristão?

Dicas práticas de moda cristã

  • Entregue ao Senhor a escolha das suas vestes, Ele orientará você.
  • É valido pedir a opinião do seu esposo, afinal a mulher casada deve agradar seu marido. Se o seu marido tem o temor do Senhor não irá aconselhá-la da forma errada e sim dentro do que a palavra de Deus ensina. E caso ele não conheça o Senhor, agrade-o com seu proceder da forma correta. Haja virtuosamente. (1 Pedro 3:1)
  • Se for solteira, peça a opinião da mãe, pai, irmãos ou amigas próximas. Lembrando que o temor do Senhor é o fundamento de tudo e o princípio da sabedoria. (Salmos 111.10)
  • Conhecer seu corpo é o primeiro passo para vestir-se bem, assim você poderá compor looks a seu favor, harmonizando sua silhueta, afinal, não somos perfeitas não é mesmo?
  • Saiba identificar seu estilo, ele será fundamental para escolhas assertivas.
  • Nunca saia de “qualquer jeito”. Não esqueça! Estamos sendo observadas o tempo inteiro. O que as suas vestes têm dito sobre você?

No mais, busque ao Senhor e Ele irá orientá-la e exortá-la acerca da forma de vestir-se e comporta-se. Além da beleza exterior (a beleza que Deus pôs em você e não os padrões inatingíveis do mundo) e a interior (aquela que buscamos em Deus e sua palavra), você pode influenciar através da sua elegância dando honra ao Senhor e alcançando vidas para Ele através de nosso testemunho.

Influencie outras vidas com sua elegância, afinal, PRA DEUS TEM QUE SER O MELHOR.

 

Um grande abraço da dama da etiqueta,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *