Moda

Qual a diferença de moda, modismo, estilo e tendência?

Moda é um dos temas mais interessantes para nós, roupas, sapatos e acessórios encantam e colorem nossos feeds. Em meio a tanto conteúdo disponível, palavras como moda, modismo, tendências e estilo começam a fazer parte do vocabulário feminino. Mas você sabe a diferença? Sim, há muita diferença.

Então vamos lá…

Em uma ordem lógica e de fácil compreensão vamos ao primeiro conceito.

Modismo são peças ou acessórios que são aderidos facilmente pelo gosto popular, não necessariamente será uma tendência e futuramente moda, pois seu surgimento é rápido e temporário. Por exemplo, uma peça utilizada em novelas, séries ou filmes por personagens famosos.

Já as tendências surgem a partir de pesquisas, análise de comportamento das pessoas e podem ou não virar moda. Sendo assim, algumas tendências podem virar modismo se as pessoas usarem apenas temporariamente. Resumindo, as tendências são a “fase de teste” para saber se as roupas e acessórios utilizados vai ou não perdurar ao longo dos anos.

Diferente dos dois primeiros conceitos, a moda caracteriza uma época e pode ser atemporal como por exemplo a saia godê, que surgiu na década de 50 e até hoje faz parte do guarda-roupa feminino. A moda não está restrita a roupas, mas a tudo que caracterize uma época social. Quem não se lembra da moda dos anos 80 marcada por roupas extravagantes? Ou da fase hippie dos anos 70?

E o estilo? Esse não se compra porque já vem com você. Ele evidencia suas características, seu jeito de ser e até o seu estado de espírito, representado pelas peças que costuma usar. Claro que receberá influência de tendências e moda, porém só irá compor o seu estilo o que fizer referência à sua personalidade, seus gostos e jeito de ser.

Até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *